sexta-feira, 13 de julho de 2018

Especial Mitologia - Celta


Mitologia Celta




Presume-se que os celtas tenham vivido na era do bronze, porem alcançado seu ápice na era do ferro, nesta época dividiam-se em dois grupos, um dos grupos vivia do artesanato e colheita, outro era formado pelos celtas guerreiros, que se expandiram a partir da região dos Bálcãs e tinham a disposição um formidável exército, composto por homens honrados e bravos. São estes os celtas conhecidos por terem saqueado Roma e Delfos, e ter conquistado grande parte da Europa. Em seu ápice o território celta ia desde o Danúbio até as Ilhas Britânicas, e desde a Espanha até os mares do norte. Porém sua cultura acabou sendo extinguida na pelos romanos, desde César e mais tarde pelo cristianismo.
Os Druidas, sendo os sábios, e classe de maior Status entre os celtas, sabiam ler escrever em alguns dialetos, mas principalmente em Grego e Latim, no entanto optaram por deixar seu legado oralmente, o que auxiliou na extinção da cultura celta, e as poucas informações que temos atualmente.
Diante de todo o território que os Celtas ocupavam em seu ápice muitas culturas e crenças foram criadas, o que acabou gerando inúmeros deuses em seu panteão.


Os Principais Deuses da Mitologia Celta


Os Deuses celtas dificilmente possuíam construções frondosas como os Gregos faziam, porem podia-se encontrar diversos Altares nos bosques dedicados as suas divindades, e alguns monumentos que em sua maioria foram designados para a reunião e seus ritos, mas não para uma unica divindade em si, mas para que todas as divindades pudessem ser adoradas em um único local, em determinadas épocas do ano.

  • SUCELLUS - Descrito como o rei dos deuses, representa a fertilidade e carrega um grande martelo de cabo longo. Ele usa o poderoso martelo para golpear a terra, despertando as plantas e convocando o início da primavera – época do plantio
  • TARANIS - Muito adorado no mundo celta, é o deus do trovão, que sempre atravessa o céu em uma carruagem. Os relâmpagos são as faíscas produzidas pelos cascos dos cavalos, enquanto o som do trovão é o barulho das rodas da carruagem de Taranis
  • CERNUNNOS - Um dos mais antigos deuses celtas, Cernunnos tem orelhas e chifres de um cervo. É o senhor dos animais, sendo muitas vezes representado ao lado deles, alimentando-os. Ele tem o poder da mutação, podendo aparecer na forma de cobra, lobo ou cervo
  • DAGDA - A base dos mitos irlandeses são guerras entre duas raças divinas: os Tuatha Dé Danann e os Formorians. Dagda, deus da magia e da sabedoria, é um Tuatha e tem um taco com duas pontas: uma pode matar nove homens e outra pode ressuscitar os mortos!
  • LUGH - Além de guerreiro, o deus dos raios do Sol e da luz é um artesão que cria diversas armas mágicas – inclusive uma espada que pode cortar qualquer coisa. Em uma batalha, Lugh assassinou o líder dos Formorians, uma divindade chamada Balor
  • CUCHULAIN - Filho de Lugh, Cuchulain não é um deus, mas um herói guerreiro. Ele detona os inimigos com uma lança cheia de espinhos na ponta. Certa vez, porém, foi atingido por sua própria arma. Para poder continuar lutando, amarrou-se a um pilar de pedra!
  • MORRIGAN - deusa da guerra pode mudar sua forma humana para uma forma animal. Quando aparece como um corvo, anuncia que a morte está próxima. Se ela lavar a armadura de um guerreiro, também é sinal de que ele morrerá.
  • FINN MACCOOL - Caçador, profeta e guerreiro, é outro herói da mitologia irlandesa. Um de seus grandes feitos foi ter salvado os reis da Irlanda de um goblin, uma criatura monstruosa que atormentava o lugar em que eles viviam
  • MANANNÁN MAC LIR - O deus dos mares e do mundo dos mortos também é um Tuatha Dé Danann. Ele deu a Lugh um barco mágico para ajudá-lo a combater os Formorians. Manannán é o patrono da Irlanda e dos heróis irlandeses.
  • BRIGIT - Deusa dos Ferreiros, da arte e da Cura, umas das divindades mais adoradas na mitologia celta, ela é a deusa tríplice, a Mãe, a Donzela e a Anciã. Padroeira da Inspiração.

Criaturas da Mitologia Celta


Fadas: Normalmente representadas por seres pequenos e do sexo feminino, são belas e delicadas, normalmente habitam bosques floridos, são protetoras das flores.
Duendes: são seres da família das fadas em algumas características, são brincalhões, e habitam em que são sejam incomodados, porém não são pequenos como as fadas. Diz a lenda que eles guardam ouro e se capturado pode comprar sua liberdade em troca do ouro.
Gnomos: estes mais parecidos com as fadas, em termos de estatura, habitam arvores, e vegetações.
Elfos: estes seriam o equivalente masculino para as fadas, habitam os mesmos locais, porem são agressivos em relação as fadas.
Unicórnios: Seres envoltos em muitos mistérios, os unicórnios são semelhantes aos cavalos, mas ostentam um chifre na testa que segundo as lendas tinha propriedades mágicas poderosas.
Dragões: em muitas mitologias são representados por seres caóticos, mas segundo os celtas eram simbolo de poder e sabedoria, já que viviam muito séculos. Mas ainda sim perigosos quando provocados, podem destruir vilarejos em segundos.







Não Existe Inferno!


Sim, para os antigos celtas não existia o termo inferno, havia apenas o local de descanso eterno, normalmente descrito como um outro mundo, habitado por todas as criaturas existentes em nosso plano e em outros, junto de divindades e heróis. Também era possível entrar nesse mundo sem ter morrido, segundo as lendas haviam muitos portais para entrar nesse mundo, mas muito perigosos e em sua maioria não chegam lá vivos. Neste mundo, conhecido como Mag Mell,  que em sua tradução significa Planície da Felicidade, ora citado como uma grande ilha, ora como uma espécie de reino submarino. É um local onde a felicidade dura para sempre, não há julgamentos, nem doenças.

Gostou? Compartilhe!!! Ajude o Blog
Dúvidas e sugestões? mitandereel@gmail.com

Clique nos anúncios ajude o blog



Nenhum comentário:

Postar um comentário