Mitologia Egípcia
A religião do Antigo Egito era politeísta, ou seja acreditavam em várias divindades, cada uma com características e papéis diferenciados. Eram cultuados em todo o grande Egito, e em alguns casos o culto a esses deuses chegaram até a Europa.
Os deuses da Mitologia Egípcia são em muitas características parecidos com o "homem", ou seja, podem nascer, envelhecer, morrer, possuem nome e um corpo que deve ser alimentado para não perecer; apesar destes aspectos humanos, eles escondem uma natureza excepcional, seu corpo era composto de matérias preciosas, alem de serem capazes de se transformar, e suas lágrimas podem dar origem a seres e minerais.
Existem aspectos desses Deuses em várias combinações, sejam totalmente humanizadas ou ainda inteiramente em forma animal, ou ainda ainda com corpo humano e cabeça de animal, ou corpo inteiramente animal e cabeça humana.
É interessante ressaltar que haviam guerras entre nações que possuíam deuses rivais.
Os principais Deuses Egípcios
O primeiro Deus do Panteão Egípcio, Rá é o responsável pela criação do mundo, representado pelo SOL, Rá é descrito de várias formas, porém a mais comum é a que ele tenha corpo humano e sua cabeça seria de uma ave de rapina. No Egito Antigo acreditava-se que o Faraó era a reencarnação de Rá na terra.
Descendente de Rá, é o filho mais velho de GEB e NUT, e segundo a mitologia, Osíris reinou sobre a terra como o Primeiro Faraó do Egito. E segundo a lenda foi morto por SET, o qual setiu-se traído por Ísis quando a mesma se casou com Osíris, então Set no auge de sua ira armou para ele de modo a tomar as terras do antigo Egito. Mas Osíris recebeu a vida no pós morte como o juiz do mundo do mortos, deus da vida após a morte.
Esposa-Irmã de Osíris, era a protetora, piedosa, e profundamente ligada a magia, e teve seu primeiro filho com Osíris, que chamava-se Hórus. E após a traição de Set ao matar Osíris, Ísis lamentou as margem do nilo e Rá Concedeu a Osíris a vida no pós morte, no tribunal das almas.
Set é o deus do caos, responsável por toda guerra e escuridão, representado com copo humano e cabeça de Porco-formigueiro, ele armou e matou seu irmão Osíris para tomar o controle das terras do Egito.
Irmã-esposa de Set, e após a morte de Osíris separou-se de Set e juntou-se a Ísis em seu luto.
Filho de Ísis e Osíris, é representado com a cabeça de falcão e corpo de homem, é o protetor das familias e dos Faraós, lutou contra Set para evitar que o mesmo tome o controle do Egito após o assassinato de seu pai, quando foi ferido e perdeu um dos olhos.
Deusa guardiã das mulheres, protetora dos amantes, esposa de Hórus, representada com corpo humano e cabeça ou orelhas de vaca.
Com cabeça de chacal e corpo humano, Anúbis é filho de Osíris e Nephthys, foi responsável pela mumificação e embalsamento de seu pai. Anúbis é o Deus do Nilo, aquele que guia para o pós vida, para o tribunal dos mortos.
Alguns textos o evocam como filho de Rá, outros como filho de Set, patrono da Lua, da Cura, e da Sabedoria, com cabeça de ave e corpo humano. Segundo a mitologia, foi Thoth que ensinou a escrita aos antigos egípcios.
Ligada a Fertilidade, sexualidade e o Parto, com cabeça de gato e corpo humano é considerada a protetora das mulheres.
Deusa com cabeça de Leoa, filha de Rá, por esse modo reflete o aspecto destrutivo do sol.
Deusa da Ordem e a Justiça na terra dos vivos, filha de Rá e esposa de Thot, representada por uma jovem mulher que ostenta uma pluma de avestruz na cabeça.
Deusa da Fertilidade e da água, representada por uma mulher que tinha na cabeça um toucado adornado com plumas ou vegetais.
Deus funarário, relacionado a morte, seu noma significa "o que está encerrado", representado como um falcão ou como um homem com cabeça de falcão e uma coroa atef
Neterus Primordiais
São os deuses ligados ao inicio de tudo, ao mito da criação.
- NUN - simboliza a água ou o líquido cósmico que deu origem ao universo. Outras variações - Nu, Ny.
- ATUM - é a transformação de Nun, sendo considerado aquele que deu origem a explosão do universo, que deu origem a diversos corpos celestes, separando o céu e a terra. Outras variações - Atum-rá, Tem, Temu, Tum, Atem.
- AMOM - Esposa de Mut, considerado o rei dos deuses. Outras variações - Amum
- ATON - relacionado ao sol, foi o deus do atonismo que estava ligado ao disco solar. Outras variações - Aten
- Rá - deus da criação um dos principais deuses do Egito. Outras variações - Ré
- Ka - força mistica que representa a alma dos Deuses e dos Homens.
- Ptah - consorte de Sekhmeth e Bastet, representa o deus criador de protetor de cidade de Mênfis, além de ser considerado o deus dos Artesãos e Arquitetos.
- Hu - representa a palavra da criação do universo.
Neterus Geradores
- Shu - Filho de Atum e deus do Ar
- Tefnut - filho de Atum e deusa da Umidade
- Geb - deus da Terra, filho dos irmãos Shu e Tefnut
- Nut - deusa dos céus, também filha de Shu e Tefnut
Por enquanto é só pessoal, logo mais teremos a Mitologia Nórdica, Grega, Romana... não deixem de visitar diariamente! Compartilhe e ajude o Blog a crescer.
Tem duvidas? Deixe seu comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário